Notícia

DCI online

Fapesp lança chamada para forum ambiental

Publicado em 10 setembro 2013

Por Agências

SÃO PAULO

A Fapesp, de acordo com a sua agência, lança nova chamada de propostas de pesquisa com o Belmont Forum, grupo de instituições de fomento à pesquisa sobre mudanças globais. O forum é formado por organizações internacionais e instituições de fomento à pesquisa de 13 países e da Comissão Europeia. Um de seus principais objetivos é promover a colaboração internacional em pesquisas ambientais.

A nova chamada tem como objetivo financiar pesquisas relacionadas à segurança alimentar e a mudanças no uso da terra. A chamada está aberta a propostas que envolvam principalmente os seguintes países: África do Sul, Austrália, Brasil, Chipre, Estados Unidos, França, Índia, Irlanda, Israel, Japão, Países Baixos, Reino Unido, Romênia e Suíça.

A Fapesp integra a chamada, que está aberta à participação de pesquisadores de instituições do Estado paulista.

A chamada oferece oportunidades para apoio de dois tipos de projetos de pesquisa. No primeiro, estão projetos de desenvolvimento de comunidades, que podem ter duração de 12 a 18 meses e receber até 300 mil. As propostas devem ser apresentadas na forma de Auxílio à Pesquisa - Regular.

O segundo tipo que será apoiado compreende projetos de pesquisa colaborativa de médio a longo prazo. Cada projeto selecionado poderá durar de três a cinco anos e receberá até 3 milhões. As propostas podem ser submetidas nas modalidades Auxílio à Pesquisa - Projetos Temáticos ou por meio do programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.