A FAPESP anunciou a abertura de uma chamada de propostas para a constituição de Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD-SP), que deverão conduzir pesquisa orientada a problemas específicos e com relevância social ou econômica para o Estado de São Paulo.
A chamada busca propostas de pesquisa que valorizem as aplicações dos resultados, facilitando a conexão com órgãos públicos beneficiários de conhecimento científico e tecnológico em suas ações.
Entre os temas focais dos projetos contemplados, estão: saúde, eficiência energética, agricultura e abastecimento, manufatura e materiais avançados, cidades inteligentes e segurança pública, meio ambiente e sustentabilidade, cultura e economia criativa e esportes.
É possível a submissão de propostas em outros temas, desde que atendam a todos os requisitos especificados no edital.
Os CCD-SP devem articular pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa paulistas, pesquisadores e gestores de órgãos do governo estadual e de municípios, além de empresas e organizações não governamentais (ONGs), em projetos colaborativos de impacto social ou econômico.
Cada proposta de CCD-SP precisa apresentar pelo menos três pesquisadores principais. As propostas precisam apresentar parceiros co-financiadores (contrapartida financeira). A duração do financiamento da FAPESP será de até cinco anos.
As propostas devem descrever claramente quais são os desafios públicos e problemas de interesse do órgão público envolvido (Secretaria Estadual ou Municipal) relevantes para o desenvolvimento do estado de São Paulo.
Os resultados esperados da pesquisa devem não apenas promover o avanço no conhecimento existente, mas também devem evidenciar os resultados esperados da pesquisa em termos de melhorias das políticas públicas.
As propostas devem ser apresentadas, pelo sistema SAGe, até 24 de setembro de 2021.
A chamada está publicada em: https://FAPESP.br/14897.
12 centros já estão em operação
Esta é a segunda chamada de propostas para a constituição de centros de pesquisa orientados a problemas específicos e cofinanciados por órgãos públicos, entre outros parceiros.
Na primeira chamada, lançada em 2019, foram habilitados 12 centros de pesquisas – denominados Núcleos de Pesquisa Orientados a Problemas de São Paulo (NPOPs) – que investigam soluções nas áreas de saúde, segurança pública, alimentação e agricultura, desenvolvimento econômico, entre outros temas.
A G.A.C. Brasil assessora empresas privadas com os estudos de viabilidade, inclusive para editais, proporciona um uso otimizado da Lei do Bem e demais incentivos fiscais para à inovação e as melhores opções de funding para PD&I.
Entre em contato conosco através dos nossos canais: