Notícia

UDOP - União dos Produtores de Bioenergia

FAPESP lança chamada para a constituição de Centros de Ciência para o Desenvolvimento

Publicado em 28 maio 2021

A FAPESP lançou nesta quinta-feira (27/05) chamada de propostas para a constituição de Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD-SP), que deverão conduzir pesquisa orientada a problemas específicos e com relevância social ou econômica para o Estado de São Paulo.

A chamada contempla projetos nas áreas de saúde, eficiência energética, agricultura e abastecimento, manufatura e materiais avançados, cidades inteligentes e segurança pública, meio ambiente e sustentabilidade, cultura e economia criativa e esportes.

Os CCD-SP deverão articular em torno desses temas pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa paulistas, pesquisadores e gestores de órgãos do governo estadual e de municípios, além de empresas e organizações não governamentais (ONGs), em projetos colaborativos de impacto social ou econômico.

O anúncio do edital foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, na presença do governador João Doria; da secretária de Desenvolvimento Econômico Patrícia Ellen; do senador Izalci Lucas, presidente da Frente Parlamentar Mista de Ciência,Tecnologia, Pesquisa e Inovação; do deputado Carlão Pignatari, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, e de outros secretários de Estado.

"São Paulo é a força que conduz a economia do Brasil. E o maior investimento em ciência do pais está em São Paulo", sublinhou o governador. Patrícia Ellen afirmou que, desde o lançamento do primeiro edital Ciência para Desenvolvimento, em dezembro de 2019, está comprovado que é possível "fazer gestão baseada na ciência, em dados e em evidências".

O presidente da FAPESP, Marco Antonio Zago, informou que os Centros de Ciência para o Desenvolvimento integram uma série de iniciativas aprovadas pelo Conselho Superior da Fundação para incentivar pesquisas orientadas a missão. "Essa estratégia expande o espectro de atuação da FAPESP, sem prejuízo de projetos mais tradicionais, cujos recursos seguem preservados." Zago anunciou também o lançamento do site que indexa programas e projetos da FAPESP aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, marcando o início da celebração dos 60 anos da Fundação a serem comemorados em 23 de maio de 2022.

Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP, detalhou as áreas e os temas de pesquisa que deverão pautar os projetos, que podem ser submetidos à FAPESP até 24 de setembro de 2021, e ressaltou: "A participação de órgãos de governo na composição das propostas para a constituição dos Centros de Ciência para o Desenvolvimento é fundamental".

Participaram da cerimônia de lançamento do edital reitores de universidades estaduais, diretores de institutos de pesquisa e pesquisadores, entre outros. Antes do evento, todos os participantes realizaram testes rápidos para a detecção do novo coronavírus.

Modelo de cofinanciamento

Os centros irão operar em modelo de cofinanciamento, envolvendo órgãos governamentais (secretarias estadual ou municipal), parceiros adicionais do setor empresarial ou não governamental e a FAPESP. A FAPESP prevê aportar até R$ 120 milhões por um período de até cinco anos para apoiar os centros selecionados. É obrigatório que, para cada R$ 1 solicitado à Fundação, haja contrapartida financeira idêntica das entidades cofinanciadoras.

As propostas deverão ser apresentadas por equipes capacitadas e com ampla experiência de pesquisa nacional e internacional, governança clara e efetiva, mecanismos de revisão e metas intermediárias de sucesso bem definidas. Os projetos devem ser apresentados por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) até 10 de setembro de 2021.

As propostas devem descrever claramente quais são os desafios públicos e problemas de interesse do órgão público envolvido (secretaria estadual ou municipal) relevantes para o desenvolvimento do Estado de São Paulo. A lista de desafios propostos por seis secretarias de Estado está detalhada na chamada.

"O número de problemas enfrentados por qualquer sociedade moderna é não apenas extenso, mas também extremamente variado. A capacidade da ciência de entregar soluções satisfatórias ficou muito clara, para toda a sociedade, com o desenvolvimento de vacinas em tempo recorde, no enfrentamento da presente pandemia. Nesta chamada planejamos nos valer desse impulso para aproximar ainda mais a academia das principais questões de nossa sociedade", disse o diretor científico da FAPESP.

Gestão dos CCD-SP

Cada um dos CCD-SP será dirigido por um Comitê Executivo (CE), composto pelo pesquisador responsável, que será o diretor e responsável pelo projeto perante a FAPESP; por um vice-diretor, apontado pela entidade parceira entre seu quadro de pesquisadores com qualificação e experiência comprovadas; por um coordenador de comunicação; e um coordenador de parcerias.

Na proposta submetida à FAPESP, os proponentes deverão também especificar a composição de um Comitê Consultivo Internacional (CCI), formado por pesquisadores brasileiros ou estrangeiros, de universidades, institutos de pesquisa ou empresas, renomados internacionalmente no campo de foco da pesquisa a ser desenvolvida. O CCI terá a função de orientar a operação do centro, instruindo a equipe com relação a novas oportunidades de pesquisa e novas direções, visando ao aumento de sua competitividade internacional.

A chamada está publicada em: https://fapesp.br/14897.

12 centros já estão em operação

Esta é a segunda chamada de propostas para a constituição de centros de pesquisa orientados a problemas específicos e cofinanciados por órgãos públicos, entre outros parceiros.

Na primeira chamada, lançada em 2019, foram habilitados 12 centros de pesquisas -- denominados Núcleos de Pesquisa Orientados a Problemas de São Paulo (NPOPs) -- que investigam soluções nas áreas de saúde, segurança pública, alimentação e agricultura, desenvolvimento econômico, entre outros temas.

Fonte: Agência Fapesp

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Veja online BOL UOL Folha.com BOL UOL G1 Portal R7 Jovem Pan Rádio Leme FM TV & VC? O Melhor da Cidade Rádio Uau Real Radio Tv Brasil GAC Group Vision Art News Rádio Vibe Mundial FM 95,7 Digital Web Brasil Olhar Digital Yahoo! Finanças EExpoNews Baguete InforChannel Brasil, país digital IPNews TI Inside DPL News - Digital Policy & Law Group (México) Computerworld Brasil online Info Econômico Época Negócios online Regional MT online Folha de Jandira e Região Achado Top TV Hortolândia Jornal Tabloide online (Cotia, SP) A Cidade On (São Carlos, SP) Super Rádio Tupi FM 96,5 Gazeta de Votorantim BpositiveNow Giro Goiás NewsVideo24 (Alemanha) Daily News Earth Megafootball.net (Rússia) Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Correio da Manhã (RJ) São Paulo FM O Dia (SP) O Diário do Vale Diário de S.Paulo Folha Regional (Andradina, SP) online Expresso Regional Clikar Jornal Ver a Cidade online Beto Ribeiro Repórter Jornal da Ciência online Investe São Paulo IPNews Portal Notícias Diárias RP10 Investe São Paulo Macuxi Rede BCN Poliarquia Yahoo! Finanças Mix Vale Folha de Londrina online DL News Portal do Holanda Yahoo! Vida e Estilo Rede BCN Hojemais Maringá PR Quimiweb BSB Notícias Campo Belo em Foco PSDB-SP Head Topics (Colômbia) Diário de S.Paulo online Programa InfoSalud (Argentina) Abime Brasil - Agência Brasileira Imprensa de Mídia Eletrônica Blog do Welbi Portal R3 Radar C Jornal da Ciência online Rádio Unesp FM 105,7 Rádio 96 FM Bauru Jornal Imprensa Regional