Notícia

Universia Brasil

Fapesp lança chamada em parceria com agência canadense

Publicado em 29 junho 2010

A Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) e a AUF (Agência Universitária Francofônica), do Canadá, lançam chamada pública para a seleção de pesquisas científicas e tecnológicas cooperativas. Há oportunidades para projetos em todas as áreas do conhecimento. As propostas podem ser enviadas até o dia 28 de outubro.

Além da pareceria entre equipes de instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo e pesquisadores associados a universidades membro da AUF nas Américas, os projetos devem envolver o intercâmbio de pesquisadores. Também será exigida a oferta de mobilidades para bolsistas de pesquisa em pós-doutoramento e estudantes bolsistas matriculados em cursos de pós-graduação (a partir do mestrado ou equivalente).

Há oportunidades para dois tipos de modalidades. A primeira opção é destinada a projetos de pesquisa iniciais com objetivos comuns. Neste caso, as atividades serão financiadas, respectivamente, pela Fapesp e pela AUF. Pesquisas em andamento nas agências poderão solicitar recursos suplementares a partir da Modalidade II. A chamada prevê o financiamento de até US$ 300 mil, igualmente divididos pelas duas agências de fomento.

Enquanto as propostas dos candidatos do Estado de São Paulo devem ser submetidas à Fapesp, os trabalhos dos candidatos estrangeiros devem ser submetidos à AUF. Pesquisas submetidas a apenas uma das agências não serão avaliadas.

Mais informações podem ser obtidas no site da Fapesp.