Com o objetivo de desenvolver e apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativos, a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) lançaram a primeira chamada de propostas de pesquisa no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições. As propostas podem ser apresentadas até o dia 31 de março.
Os projetos a serem apoiados devem, além de serem estabelecidos entre pesquisadores de Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo, fornecer resultados consistentes para desafios tecnológicos que atualmente impedem ou dificultam a modernização tecnológica no setor de saneamento.
A chamada considera relevantes os seguintes temas: a) Tecnologias de membranas filtrantes nas estações de tratamento de água e de esgoto; b) Alternativas de tratamento, disposição e utilização de lodo de estações de tratamento de água e de estações de tratamento de esgotos; Novas tecnologias para implantação, operação e manutenção de sistemas de distribuição de água e coleta de esgoto; Novas tecnologias para melhorias dos processos de operações unitárias.
O aporte financeiro será de no máximo R$ 50 milhões, divididos igualmente entre as duas instituições. O desembolso dos montantes ocorrerá ao longo dos cinco anos de vigência e em parcelas anuais iguais.
O texto integral do acordo pode ser visto no site da Fapesp. A instituição também disponibiliza o texto integral da chamada