Notícia

Agência Gestão CT&I

Fapesp lança chamada de fomento em parceria com organização internacional

Publicado em 09 setembro 2013

A Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lança chamada de propostas de pesquisa com o Belmont Forum, grupo de instituições de fomento à pesquisa sobre mudanças globais. O edital objetiva financiar pesquisas relacionadas à segurança alimentar e a mudanças no uso da terra. As pré-propostas serão recebidas até 30 de setembro.

A chamada está aberta a propostas que envolvam principalmente os seguintes países: África do Sul, Austrália, Brasil, Chipre, Estados Unidos, França, Índia, Irlanda, Israel, Japão, Países Baixos, Reino Unido, Romênia e Suíça.

Ela oferece oportunidades para apoio de dois tipos de projetos de pesquisa. No primeiro,  projetos de desenvolvimento de comunidades, que podem ter duração de 12 a 18 meses e receber até € 300 mil. As propostas devem ser apresentadas na forma de auxílio à pesquisa – regular.

O segundo compreende projetos de pesquisa colaborativa de médio a longo prazo. Cada projeto selecionado poderá durar de três a cinco anos e receberá até € 3 milhões. As propostas podem ser submetidas nas modalidades auxílio à pesquisa – projetos temáticos ou por meio do programa jovens pesquisadores em centros emergentes.

Organização  

O Belmont Forum é formado por organizações internacionais e instituições de fomento à pesquisa de 13 países e da Comissão Europeia. A Fapesp é um dos participantes na iniciativa. Um dos principais objetivos do fórum é promover a colaboração internacional em pesquisas ambientais.

Mais informações no link www.fapesp.br/en/8056

(Agência Gestão CT&I com informações da Fapesp)