São Paulo 31/07/2015 – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) geriu, em 2014, uma receita de R$ 1,22 bilhão. O relatório referente às atividades do ano passado, lançado na última quarta-feira (22), mostra que a instituição investiu mais de 94% (R$ 1,15 bilhão) da verba em pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas no território paulista
Com o objetivo de assegurar a continuidade dos estudos no Estado, cerca de 6% foi destinado à infraestrutura das pesquisas.
A área campeã de aumento nos investimentos foi a Astronomia, com crescimento de 290% em relação a 2013. Segundo o relatório, o aumento se deve à integração da Fapesp no consórcio internacional do Telescópio Gigantee Magalhães (GMT), megatelescópio em construção no Chile. A previsão é que o equipamento entre em operação em 2021
Para aumentar a visibilidade da ciência produzida em São Paulo, a Fapesp busca mecanismos que promovam uma parceria entre pesquisas de cientistas brasileiros e estrangeiros.
O documento também mostra que a troca de conhecimento internacional fez com que os estrangeiros recebessem 17% das bolsas de pós-doutorado da Fapesp no Brasil.
Os relatórios anuais da Fapesp são ilustrados por trabalhos de grandes artistas plásticos do Estado de São Paulo. Para esta edição a escolhida foi Maria Bonomi, que é unânime como um dos maiores nomes da gravura brasileira e, que agora escreve seu nome na 53ª ano de história da Fundação.
Relatório completo das atividades de 2014 da Fapesp pode ser encontrado aqui.