A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) investiu R$ 1,18 bilhão no apoio à pesquisa científica e tecnológica em 2015, de acordo com relatório de atividades da instituição, divulgado nesta quarta-feira (14/9).
Apesar da queda da arrecadação tributária do estado e, consequentemente, do repasse de recursos estabelecido pela Constituição estadual à Fundação, o desembolso com pesquisa foi 3,1% superior a 2014, em termos nominais.
A receita da Fundação em 2015 foi de R$ 1,35 bilhão. Desse total, 77,4% foram transferidos pelo Tesouro estadual, repasse equivalente a 1% da receita de impostos do estado de São Paulo. Outros 5,5% vieram de recursos patrimoniais da Fundação e 17,1% referem-se a outras fontes de recursos, como convênios com instituições para financiamento conjunto de pesquisas em que a Fapesp administra o desembolso.
O sistema paulista de ciência e tecnologia atualmente é composto por 62 entidades com missão orientada a atividades de pesquisa, entre elas universidades, instituições isoladas de ensino superior, institutos de pesquisa públicos e particulares, e por 14.787 empresas que desenvolvem atividades de inovação.
*Com informações da Fapesp