Notícia

Brasil123

Fapesp integrará comitê global da ONU

Publicado em 25 julho 2020

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) será integrante do United Nations Research Roadmap for the COVID-19 Recovery. O projeto envolverá pesquisadores, financiadores e cidadãos de todo o mundo com o objetivo de identificar necessidades prioritárias de conhecimento e áreas de pesquisa para a reconstrução do setor após a pandemia.

Na ocasião, o diretor-científico da fundação, Luiz Eugênio Mello, representará a Fapesp no Grupo Diretor de Proteção Social.

O Research Roadmap deverá ser publicado em setembro de 2020. De acordo com notícia veiculada no portal do Governo de SP, o convite a Luiz Mello foi feito pelo diretor-científico do Canadian Institutes of Health Research, do Canadá, Steven Hoffman. Ele foi incumbido pelo vice-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Jan Eliasson, da tarefa de coordenar um esforço global de identificação de prioridades de pesquisa para a recuperação global equitativa, direcionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Esforços da ONU
Em abril, as Nações Unidas fizeram uma publicação para informar os esforços sobre o planejamos de recuperação pós pandemia. Além disso, esse novo roteiro de pesquisa da ONU alinhará o financiamento e os esforços de pesquisa em apoio às cinco prioridades identificadas no Quadro das Nações Unidas para a resposta socioeconômica imediata à Covid-19:

Além disso, outros temas, como sustentabilidade ambiental e a igualdade de gênero, farão parte da pesquisa. Os esforços são para construir um mundo mais verde, inclusivo, com igualdade de gênero e sustentável. Sobretudo, com atenção específica às populações em risco que experimentam um alto grau de marginalização socioeconômica.

Com informações do Portal do Governo de SP e da York University