As pequenas empresas que desejam inscrever seus projetos no programa Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) têm até o dia 31 de março para fazê-lo.
Já o fim de maio é a próxima data para a inscrição de projetos para o Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos para Atividades Estratégicas em Apoio à Inovação Tecnológica - Inovação (RHAE) do Conselho Nacional Científico e Tecnológico (CNPq). O Núcleo Softex Campinas estará promovendo uma palestra sobre esses programas, a ser proferida pelos consultores Maurício Susteras e Guilherme Susteras.
PROGRAMA PIPE
O PIPE é um programa da FAPESP cujo alvo são empresas com até 100 empregados, dispostas a investir na pesquisa de novos produtos de alto conteúdo tecnológico ou processos produtivos inovadores, capazes de aumentarem sua competitividade e sua contribuição sócio-econômica para o País.
O programa se destina a apoiar o desenvolvimento de pesquisas inovadoras a serem executadas por pequenas empresas sobre importantes problemas em ciência, engenharia ou em educação científica e tecnológica que, em caso de sucesso, tenham alto potencial de retorno comercial ou social. Os projetos poderão ser desenvolvidos por pesquisadores vinculados às empresas ou que a elas tenham de algum modo se associado para a realização do projeto. O programa dispensa contrapartida e é complementar ao de financiamento de projetos de pesquisa em parceria entre a universidade e a empresa.
PROGRAMA RHAE
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dando continuidade às ações do Programa de Estímulo à Interação Universidade-Empresa para o Apoio à Inovação e Competitividade (Fundo Verde-Amarelo), lança, em maio, a chamada de projeto RHAE-Inovação para apoio a projetos com recursos do Fundo Verde-Amarelo, e convoca os interessados a apresentarem propostas.
Panorama Brasil
Notícia
DCI