Notícia

Plantão News (MT)

FAPESP homenageia servidores com mais de 25 anos de casa

Publicado em 25 maio 2016

A FAPESP comemorou em 23 de maio 54 anos de sua criação com uma homenagem a 35 funcionários que há pelo menos 25 anos se dedicam a consolidar a instituição com uma das mais eficientes agências de fomento do país.

Realizada no auditório da Fundação, a cerimônia teve a participação do presidente José Goldemberg, do vice-presidente Eduardo Moacyr Krieger, dos diretores científico e administrativo, respectivamente, Carlos Henrique de Brito Cruz e Joaquim José de Camargo Engler, de Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e membro da Coordenação da área de Biologia da FAPESP, e três membros do Conselho Superior da FAPESP, professores Suely Vilela, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), Maria José Giannini, pró-reitora de Pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e José de Souza Martins, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Familiares e amigos dos homenageados completaram um público de cerca de 250 pessoas.

Na solenidade, uma homenagem especial foi prestada ao professor José Arana Varela, diretor-presidente da FAPESP, morto em 17 de maio.

“A FAPESP foi criada em 1962 como uma organização de fomento à ciência e tecnologia do Estado de São Paulo e passou a constituir a base do desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil”, afirmou o presidente da FAPESP. “Para o funcionário, é um privilégio participar de uma instituição com esse desempenho. E é extraordinário notar que temos funcionário com quase 50 anos de casa.”

“Cumprimento a todos aqui presentes por seu esforço, preocupação, dedicação e pelas horas de sono que todos deveríamos ter tido e não tivemos”, disse Brito Cruz. Ele destacou a participação dos funcionários no sucesso da FAPESP e nos resultados relevantes da Ciência e da Tecnologia no Estado. “Um quarto dos cientistas do Brasil está em São Paulo, onde se produz quase a metade da ciência do país, em boa parte pelo apoio da FAPESP. E isso é possível pela contribuição de todos que estão aqui.”

A convidada especial à cerimônia, Helena Nader, que representou a comunidade científica paulista na solenidade, afirmou que há um elemento comum em cada um dos servidores da FAPESP: “a alma fapespiana”. “Não é uma alma que a FAPESP forjou e entregou a vocês, como muitas organizações entregam, mas uma alma que vocês ajudaram a construir. A FAPESP, em sua maior medida, é vocês”, afirmou aos servidores.

Ascenção Bela Molinari, gerente de Recursos Humanos, encerrou a cerimônia, falando em nome dos homenageados.

Agência Fapesp