Notícia

Confiance Gestão

Fapesp, GSK e Einstein criam centro de pesquisa em imuno-oncologia (1 notícias)

Publicado em 02 de março de 2022

Por Rafael Pravatta

A FAPESP e a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) selecionaram um projeto para a constituição de um centro de pesquisa dedicado à imuno-oncologia no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Esse campo recente da ciência tem como objetivo ativar a resposta imune dos próprios pacientes para combater tumores.

O Centro para Pesquisa em Imuno-Oncologia (CRIO) integra o programa Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs) da FAPESP, que viabiliza parcerias entre a iniciativa privada e o setor acadêmico visando produzir e disseminar pesquisa de nível mundial, com a geração de alto impacto econômico e social por meio da inovação.

“As imunoterapias têm sido uma nova esperança para muitas pessoas, mas elas ainda apresentam pelo menos dois problemas. Dependendo do tumor, entre 12% e 60% da população não responde ou tem uma baixa resposta ao tratamento. Outra questão são os efeitos colaterais. Ainda que sejam, em média, menos frequentes do que na quimio e radioterapias, uma parte dos pacientes pode ter reações severas, que podem levar à suspensão do tratamento”, explica Kenneth John Gollob, coordenador do novo centro e pesquisador do Einstein.