Notícia

Portal do Governo do Estado de São Paulo

FAPESP: Fundação abre inscrições para Programa Novas Fronteiras 2006

Publicado em 21 março 2006

Programa Novas Fronteiras tem como objetivo apoiar a realização de estágios de longa duração em centros de excelência no exterior

Está aberta a chamada de propostas para o Programa Novas Fronteiras 2006, da FAPESP. O objetivo do programa é apoiar a realização de estágios de longa duração em centros de excelência no exterior, em áreas de pesquisa ainda não bem implantadas no Estado de São Paulo.
Podem participar pesquisadores que tenham obtido doutorado há não mais de dez anos e com firme vínculo empregatício com instituição de pesquisa do Estado. As inscrições vão de 13 de março a 30 de abril.
O apoio se dará na forma da concessão de bolsas de Pesquisa no Exterior, com duração improrrogável de 12 meses. O valor da bolsa é de US$ 2,1 mil por mês.
"O objetivo é apoiar um estágio pós-doutoral de prazo mais longo que os cinco meses que vêm sendo praticados nas bolsas de Pesquisa no Exterior, criando melhores condições para que o bolsista ganhe a capacidade de trazer novas idéias e novas linhas e áreas de pesquisa", disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP. "A partir desta chamada, o Programa Novas Fronteiras passa também a incluir benefícios adicionais quando o bolsista for acompanhado de familiares."
Entre os benefícios adicionais estão a concessão de uma passagem aérea para cônjuge ou dependente e seguro-saúde no valor de US$ 50 por mês para até quatro dependentes.
O processo para análise, qualificação e aprovação das propostas recebidas pela FAPESP será realizado por assessores ad-hoc especialmente designados pela diretoria científica da Fundação.
As propostas serão pré-qualificadas e em seguida analisadas em processo competitivo, no qual será avaliado o mérito e a pertinência da proposta, a excelência acadêmica do candidato e o interesse da instituição que receberá o pesquisador.
Os resultados finais serão divulgados no portal da FAPESP (www.fapesp.br) e através de comunicado por e-mail aos interessados.