Notícia

DCI

Fapesp focada em cooperação fora do País

Publicado em 30 setembro 2013

SÃO PAULO - O presidente da Fapesp, Celso Lafer, o vice-presidente, Eduardo Krieger, e o diretor científico, Carlos Henrique de Brito Cruz, participaram semana passada, em Londres, de uma reunião com dirigentes de 14 conselhos de pesquisa na Europa, na qual foram discutidas questões de política científica e formas para aprimorar a cooperação internacional em pesquisa.

Segundo a agência Fapesp, diversos participantes do encontro manifestaram a opinião de que essa cooperação é mais eficaz quando é feita por entidades com valores e procedimentos similares entre si e com flexibilidade para se adequar a necessidades específicas.

Vários conselhos também ressaltaram como positivo o fato de a Fapesp conceber suas relações internacionais no nível da realização de projetos conjuntos de pesquisa, que são implementados, executados e avaliados pelos parceiros de maneira integrada.

Esse tipo de trabalho faz com que a cooperação avance para um grau de colaboração mais efetivo e tem um efeito catalisador de outras atividades, como intercâmbio de pessoas e realização de eventos.

Lafer, Krieger e Brito Cruz responderam a diversas perguntas dos dirigentes de agências da Europa sobre peculiaridades do sistema de ciência em São Paulo e no Brasil.

A maior parte das agências presentes ao encontro já tem convênios com a Fapesp, o que também permitiu que fosse feita uma avaliação do que foi realizado até agora e uma prospecção do que se pode fazer no futuro.

Além de diversos conselhos britânicos, também compareceram representantes de agências da Itália, da Dinamarca, da Holanda e da Irlanda.

AGÊNCIAS