Notícia

Gás Brasil

Fapesp firma acordo com a BP Biocombustíveis

Publicado em 02 maio 2012

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) assinou, na última sexta-feira, um acordo de dez anos com a BP Biocombustíveis.
 

A parceria entre as duas instituições possibilitará o cofinanciamento de pesquisa em projetos de médio e longo prazo em universidades e institutos de pesquisa no Estado de São Paulo.

O acordo assinado pelo presidente da Fapesp, Celso Lafer, e pelo presidente da BP no Brasil, Mario Lindenhayn, prevê um investimento de R$ 25 milhões, de cada uma das instituições ao longo dos dez anos e a instalação de um Centro de Pesquisa destinado ao estudo de bioenergia dentro do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão, programa da Fapesp.

"Para que possamos garantir a competitividade da economia de São Paulo, o investimento em pesquisa é imprescindível", afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, ressaltando a importância do acordo firmado.

Os temas estudados abordarão assuntos como a biomassa para bioenergia com foco em cana-de-açúcar; processo de fabricação de biocombustíveis e biorrefinarias; aplicações de etanol para motores automotivos e impactos socioeconômicos ambientais. O Brasil é, atualmente, o principal usuário mundial de bioetanol como alternativa à gasolina e também o maior produtor mundial de cana-de-açúcar.

Fonte: DCI