Notícia

Saber Eletrônica

Fapesp financiará pesquisa em telecom

Publicado em 01 julho 2007

Uma parceria entre a empresa Padtec e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) destinará R$ 40 milhões em 5 anos para pesquisa em telecomunicações via fibra óptica. O objetivo é estimular pesquisas para aumentar a quantidade de informação transmitida, a velocidade de transmissão de dados e a extensão da rede de fibras ópticas.

O convênio objetiva ainda financiar pesquisas que permitam avançar o conhecimento na área de telecomunicações, formar recursos humanos e, simultaneamente, contribuir para a geração de tecnologia nacional, funda- mental para o desenvolvimento econômico e social do Estado e do país.

os projetos de pesquisa, selecionados por meio de chamadas de propostas, serão desenvolvidos de forma cooperativa entre pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo e pesquisadores da Padtec.

A Padtec teve origem no CpqD - Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebrás e, hoje, fabrica equipamentos e desenvolve soluções para redes ópticas, comercializando seus produtos em 28 países.