O projeto coordenado pelo professor Jesus Berrocal, da USP - que traçará o perfil geológico do Brasil Central-, só foi viabilizado graças aos auxílios que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) passou a fornecer a projetos de pesquisa que visassem a concentrar esforços de pesquisadores em torno de um objeto de investigação - os chamados "projetos temáticos". Em quatro anos de atividades, o projeto de Berrocal receberá da Fapesp R$ 350 mil.
Segundo o texto da Fapesp que regulamenta a concessão desse auxílio, os projetos temáticos terão um prazo máximo de quatro anos, ao fim do qual deverão ser obtidos os objetivos a que os pesquisadores se propuseram.
"Trata-se de uma linha especial de fomento que se distingue da linha regular de auxílio à pesquisa pela natureza e abrangência das atividades da pesquisa proposta, pela experiência do pesquisador responsável na área em que se insere o projeto, pelo porte orçamentário que possibilita e pela flexibilidade na concessão de benefícios complementares", afirma o texto.
Para a Fapesp, essa é uma forma eficiente de estimular a execução de pesquisas mais relacionadas com as necessidades e potencialidades do País. Os estudos em Tocantins, por exemplo, terão importantes aplicações econômicas e sociais, além de contribuir para a formação de novos cientistas.
Os pedidos de auxílio são recebidos pela Fapesp durante todo o ano. A Fundação tem um prazo de 120 dias para fazer q análise da proposta. "Os projetos serão inicialmente avaliados por assessores ad hoc confidenciais. A fim de colher mais subsídios para a decisão final, a Fapesp poderá recorrer à assessoria internacional", acrescenta o documento. A avaliação obedecerá a critérios como originalidade, relevância para o desenvolvimento da ciência e tecnologia e viabilidade de execução. Os pedidos devem ser encaminhados em três vias através do formulário da Fapesp, em nome do pesquisador proponente ou do coordenador da equipe. Mais informações pelo telefone (011) 838-4000 ou pelo endereço eletrônico http://www.fapesp.br.
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Jornal da USP