Notícia

Agência C&T (MCTI)

Fapesp financia projeto da UNESP de Registro

Publicado em 16 maio 2008

A Unesp, campus de Registro, tem mais um de seus projetos aprovados e financiados. O projeto "Programa de capacitação de difusão de tecnologias orientadas para o uso e manejo sustentado dos recursos solo, água e planta no Vale do Ribeira - Procap/VR", teve o seu valor aprovado em R$ 22.640,00 (1ª Fase) que está sendo financiado pela Fapesp e valor previsto da contrapartida da Parceria - Sebrae - é de R$ 754.000,00 (Fases II e III).

O Vale do Ribeira é declarado como a Região mais pobre do Estado de São Paulo. A falta de investimentos em logística, educação, pesquisa, capacitação, transferência de conhecimento e programas de difusão de tecnologias orientadas e continuadas em especial, no setor agrícola, tem contribuído para ranquear esta Região como a última colocada no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado. Este projeto propõe, portanto, implementar e executar o programa . A execução do Procap/VR está prevista para três fases (I, II, III) cujas atividades foram programadas terminarem em outubro de 2010.

Nesse programa é esperada a realização de cinco produtos: 1- produção e sistematização de conhecimentos agro-ambientais relativos às demandas do tema solo-água-planta, por meio de pesquisas aplicadas; 2- confecção e edição de um boletim técnico-científico; 3- formação e capacitação de uma equipe de multiplicadores; 4- Realização da I Reunião do Programa de Capacitação e Difusão de Tecnologias Orientadas para o Uso e Manejo Sustentado dos Recursos Solo, Água e Planta no Vale do Ribeira - Procap/VR e 5- criação de uma Unidade Móvel de Difusão Tecnológica em Pesquisas Agrícolas no Vale do Ribeira.

Tanto a equipe do projeto, quanto a parceira, entendem que a inclusão futura dos demais municípios do Vale do Ribeira, dando continuidade a terceira fase, dependerá da contrapartida de novas parcerias a serem estabelecidas. Como resultados esperados e impacto do programa acredita-se que são iniciativas como as previstas no Procap/VR, que se transformadas em políticas públicas do setor agrícola, é que será possível minimizar o isolamento econômico e social que acomete a região do Vale do Ribeira. Esse projeto é coordenado por Reginaldo Barboza da Silva, docente da Unesp de Registro.

Fonte: Unesp