Notícia

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SP)

Fapesp financia pesquisa em telecom

Publicado em 12 junho 2007

Parceria com a empresa Padtec liberará R$ 40 milhões em 5 anos para pesquisa em telecomunicações via fibra óptica

Vontade política é um dos elementos fundamentais para o desenvolvimento de pesquisa no Estado, segundo o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Alberto Goldman. A declaração complementou os três principais pilares de sustentação dos trabalhos da Fapesp enunciados por Carlos Vogt, presidente da Fundação, na cerimônia de assinatura do convênio com a empresa Padtec para apoio à pesquisa em telecomunicações de última geração, na manhã desta terça-feira (12/06) no auditório da Fapesp. São eles: formação de recursos humanos; apoio à pesquisa básica; e pesquisa com aplicação.
O objetivo do convênio é financiar pesquisas que permitam avançar o conhecimento na área de telecomunicações, formar recursos humanos e, simultaneamente, contribuir para a geração de tecnologia nacional, fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado de São Paulo e do país.
Os projetos de pesquisa, selecionados por meio de chamadas de propostas, serão desenvolvidos de forma cooperativa entre pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa no estado de São Paulo e pesquisadores da Padtec. Os recursos financeiros para financiar os projetos selecionados são da ordem de R$ 40 milhões, divididos entre as duas instituições parceiras ao longo de 5 anos.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, tem por objetivo apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico de São Paulo em todas as áreas do conhecimento, incluindo um amplo conjunto de projetos na área de comunicações ópticas. A Padtec é a maior fabricante de equipamentos para comunicações ópticas do Brasil, com produtos comercializados em 28 países.
Além de Goldman, representando o governador José Serra, compuseram a mesa da cerimônia Carlos Vogt, presidente da Fapesp; Jorge Salomão, presidente da Padtec S.A.; Hélio Graciosa, presidente do CPqD — Centro de Pesquisa de Desenvolvimento em Telecomunicações; e Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp.
Os termos do convênio Fapesp-Padtec e das chamadas de propostas de pesquisa estão no site.

www.fapesp.br/convenios/padtec