Notícia

Revista Plástico Industrial

Fapesp faz chamada para cooperação científica e tecnológica

Publicado em 01 maio 2017

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciou, no início deste mês, que até o dia 11 de agosto aceitará propostas ou consórcios de empresas interessadas em participar da criação do Centro de Pesquisa em Engenharia de Manufatura Avançada.

O programa de pesquisa visa à promoção de parcerias para o desenvolvimento de técnicas que se enquadrem no atual conceito de manufatura avançada, fortemente baseadas em recursos de automação e de tecnologia da informação. As atividades do centro serão financiadas com recursos da Rlpesp e das empresas parnc1pames. Os parceiros selecionados firmarão um acordo de cooperação científica e tecnológica com a Rlpesp, qualificando-se para lançar, junto com a Fundação, chamada ou chamadas públicas para seleção das instituições de ensino superior e de pesquisa interessadas em integrar o Centro de Pesquisa em Engenharia de Manufatura Avançada.

As áreas prioritárias para o Centro de Pesquisa em Engenharia de Manufatura Avançada são: tecnologias de digitalização da manufatura (impressão 30, manufatura híbrida etc.); sistemas cyberfísicos (tecnologias de informação e comunicação, sistemas mecatrônicos para monitorar processos industriais); robótica; sensores e rastreadores; Internet das coisas (IoT); materiais avançados; análise pred itiva; realidade aumentada; inteligência artificial; computação de alta performance; big data; novos materiais e materiais inteligentes; e fotônica.