Notícia

Universia Brasil

FAPESP expõe 25 obras de Portinari

Publicado em 22 outubro 2010

Está exposto no Hall da FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo), até 30 de novembro, 25 obras do artista Candido Portinari. As obras do pintor ilustram o Relatório de Atividades FAPESP 2009, que foi inaugurado na última quarta-feira, 20 de outubro.

Estavam presentes no evento o filho do artista e diretor-geral do Projeto Portinari, João Candido Portinari, o presidente da FAPESP, Celso Lafer, os membros do Conselho Técnico Administrativo - diretor presidente Ricardo Renzo Brentani, diretor administrativo Joaquim José de Camargo Engler e diretor científico Carlos Henrique de Brito Cruz -, além dos membros do Conselho Superior da Fundação.

Há cinco anos o Relatório de Atividades homenageia artistas que nasceram ou se radicaram em São Paulo. Já tiveram suas obras no relatório da organização Francisco Rebolo, Aldo Bonadei, Lasar Segall e Tarsila do Amaral.

As obras selecionadas buscam mostrar os principais momentos da carreira de Candido, que possuía mais de 5 mil obras. O pintor tinha uma temática abrangente: temas sociais, históricos, religiosos, festas populares e cotidianos brasileiros.

O relatório é uma forma da agência prestar contas à sociedade dos eventos que a FAPESP apóia e participa, além dos auxílios e bolsas concedidos. O documento pode ser encontrado no site. No endereço eletrônico haverá também uma versão das obras expostas no hall da FAPESP.