Notícia

Jornal da Manhã (Marília, SP) online

FAPESP - Estudante do Univem ganha bolsa

Publicado em 24 março 2007

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo comunicou a concessão de uma bolsa de estudos de Iniciação Científica para Priscila Tiemi Maeda Saito, estudante do 4º ano do curso de Ciência da Computação do Univem. No ano passado, a docente Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco propôs à Priscila que participasse da Iniciação Científica, com o projeto "Otimização do Processamento de Imagens Médicas utilizando a Computação Paralela".
"A professora Kalinka, que ministra a disciplina de Programação Paralela e Avaliação de Desempenho, me incentivou desde o segundo ano a participar da Iniciação Científica. Quanto ela me propôs o projeto, fiquei bastante interessada e aceitei na hora. Desde o primeiro ano da graduação, o Univem me concedeu uma bolsa de estudos de 40% do valor da mensalidade. Agora, a Fapesp me enviará uma verba mensal para que eu me dedique somente ao projeto. Consegui o que a grande maioria dos alunos busca e estou muito feliz por conquistar um diferencial tão importante para o meu currículo", salienta a estudante.
A docente explica que o trabalho busca dividir uma imagem médica (raios-x tomografias, etc), que geralmente tem dimensões muito extensas, em blocos a serem trabalhados por diversos computadores ao mesmo tempo, buscando reduzir o tempo de processamento das mesmas. "O projeto foi enviado à Fapesp em novembro do ano passado e, desde então, comissões avaliaram aspectos como histórico escolar da Priscila, viabilidade do projeto e qualificações do orientador, para depois emitir o parecer. Incentivamos a estudante por sua dedicação, comprometimento e responsabilidade com os estudos. Um exemplo disso é que ela trabalha no projeto cinco dias na semana, durante a tarde toda", relata a professora.