Notícia

Jornal Tabloide online (Cotia, SP)

FAPESP: empresa desenvolve papel capaz de inativar o novo coronavírus

Publicado em 14 julho 2021

Material para a produção de embalagens e papelão ondulado é capaz de eliminar 99,99% de partículas do SARS-CoV-2 em dez minutos de contato

Fonte: Secom Estado de São Paulo

Um papel para a produção de embalagens e papelão ondulado é capaz de inativar o SARS-CoV-2 por contato.

Lançado pela indústria Irani, o material possui micropartículas de prata e sílica incorporadas em sua estrutura, desenvolvidas pela empresa paulista Nanox, apoiada pelo Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Em testes feitos no laboratório de biossegurança de nível 3 (NB3) do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), o material demonstrou ser capaz de eliminar 99,9% de partículas do SARS-CoV-2 em cinco minutos e 99,99% em até dez minutos de contato.

“O papel é capaz de inativar outros vírus, além de bactérias e fungos”, diz Luiz Gustavo Pagotto Simões, diretor da Nanox.

As micropartículas de prata e sílica são adicionadas ao papel durante o processo de produção e ficam inseridas na estrutura do material. Dessa forma, a eficácia da inativação viral é mantida mesmo se a embalagem ou o papel ondulado entrar em contato com um líquido, como água ou álcool.

O efeito antiviral só é prejudicado quando a camada em que as micropartículas se encontram for removida por abrasão ou se o material for reciclado. Isso porque, durante o processo de reciclagem, o composto acaba sendo diluído com outros produtos, afirmam os pesquisadores da empresa.

O processo de inativação do novo coronavírus, assim como o de outros vírus, fungos e bactérias, ao ter contato com o papel se dá a partir da reação das micropartículas de prata ao vírus.

“O vírus entra em contato com a prata e passa por um processo de oxidação, que ocasiona a quebra de sua membrana protetora”, explica Simões.

O material pode ser usado para a produção de embalagens de diferentes setores, como serviços de delivery e transporte de cargas.

Série de aplicações

O papel é mais um dos materiais anti-COVID-19 desenvolvidos pela Nanox em parceria com outras empresas brasileiras a chegar ao mercado. O primeiro foi uma máscara reutilizável, feita com um plástico flexível (termoplástico) e o aditivo aplicado na superfície, desenvolvida em parceria com a indústria de plásticos Elka (leia mais em: agencia.FAPESP.br/32982).

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Jornal Primeira Página SBT Interior EBC Rádios Folha.com BOL Pequenas Empresas & Grandes Negócios online UOL Olhar Digital Olhar Digital RB Livre - Rio Brilhante Livre Tribuna Paulista O Melhor da Cidade Notícias da Sua Cidade Piracuruca News Mirante da Bocaina Portal Terra Santa Notícias Garanhuns Notícias eCycle Wistan+ TV Caparaó Morato Hoje InforBahia Cotia 24 horas Folha da Minha Sampa Revista Museu MSN en Español Real Time 1 Gazeta de Rio Preto online Água Fria Notícias Pátio Hype Plantão MS PlussPlay RC 8:32 2A+ Farma ANADEM - Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética Associação Paulista de Jornais Região Noroeste Jornal Estação online Jornal do Farol online MSN Metro Jornal online Press From Brasil (EUA) Portal ABC Paulista Portal Afunilados Portal de Santa Fé do Sul News Total Br Portal Notícias Diárias Jornal Primeira Página online Gazeta Costa Sul Beto Ribeiro Repórter Olhar Digital iMove Web Portal Giro RP10 Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Abime Brasil - Agência Brasileira Imprensa de Mídia Eletrônica Galileu online Investe São Paulo Portal do Governo do Estado de São Paulo Badalo São Carlos em Rede Giro Notícias Goiás Zatum FEDAP - Fundação de Estudos para o Desenvolvimento da Administração Pública Pelo Mundo DF Portal R10 Maranhão Jaguariaíva em Foco Bomba Bomba Jornal A Voz do Povo online (Uberlândia, MG) Rede Interativa São Gonçalo Agora Campo Belo em Foco ND1 TV Interbam Oeste 360 O Repórter Regional online CVN Notícias Conexão Na Cidade Novo Cantu Notícias Penha News Relato News Mix Vale Mustach Radar MT Agência de Notícias – Defesa Quimiweb DOL - Diário Online Belém online Jornal de Piracicaba online Mais Floresta Agrosoft Agência Brasil China Saense Portal da Enfermagem Espaço Ecológico no Ar Jornal da Cidade (Bauru, SP) online JorNews ABM Brasil - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração Meio Norte online (Piauí) Guarulhos Hoje