Notícia

Jornal da Ciência online

Fapesp e Universidad de La Frontera, do Chile, lançam nova chamada de propostas (5 notícias)

Publicado em 31 de maio de 2022

Serão recebidos, até 21 julho, projetos de pesquisa em cinco áreas temáticas: crises climáticas, hídricas, humanas e sociais; cultura, arte e patrimônio; educação universitária no século 21; novas tecnologias; e saúde e bem-estar

A FAPESP e a Universidad de La Frontera (UFRO), do Chile, lançaram em 19 de maio a terceira chamada de propostas no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições. A iniciativa visa promover e fortalecer a colaboração entre pesquisadores associados à UFRO e colegas vinculados a instituições de ensino e pesquisa no Estado de São Paulo.

Podem ser submetidos, até 21 de julho, projetos relacionados a cinco temáticas: crises climáticas, hídricas, humanas e sociais; cultura, arte e patrimônio; educação universitária no século 21; novas tecnologias; e saúde e bem-estar.

“Brasil e Chile são dois irmãos. Somos unidos por inúmeros vínculos e separados por uma curta distância geográfica. Também temos muitas diferenças, mas uma longa história de amizade e sempre colaboramos de maneira complementar. Hoje o Estado de São Paulo, por meio da FAPESP, renova sua aliança com o Chile – particularmente com a região da Araucânia e com a Universidad de La Frontera”, afirmou Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP, no evento de lançamento do edital.

Segundo Zago, os temas selecionados para o edital refletem os interesses em comum de Chile e São Paulo, bem como as competências relevantes nas universidades de ambos os locais. “Destacam-se as questões originadas das crises climática, hídrica, humana e social do nosso século. É uma agenda muito atual, realista e altamente relevante para as nossas regiões”, afirmou.

Pesquisadores da UFRO e do Estado de São Paulo devem elaborar em conjunto as propostas, com dois pesquisadores responsáveis, representando os dois lados da colaboração científica. Serão priorizadas propostas de caráter multi e interdisciplinar e que contemplem a formação de redes internacionais para além dos parceiros paulistas e chilenos.

Serão selecionados até cinco projetos de pesquisa. A Universidad de La Frontera concederá até US$ 50 mil por projeto, e a FAPESP, até R$ 300 mil.

“É um volume significativo de recursos para projetos de até dois anos de duração”, comentou o diretor científico da FAPESP, Luiz Eugênio Mello. “O Chile é claramente um país estratégico para o Brasil e as colaborações com as instituições de ciência e tecnologia chilenas são estratégicas para a FAPESP”, acrescentou.

Para os proponentes das instituições de pesquisa em São Paulo, a proposta tramitará como Auxílio à Pesquisa – Regular.

“Nossa relação com a FAPESP é fecunda e muito importante no âmbito do desenvolvimento científico, tecnológico, artístico, cultural, patrimonial e humano”, disse Rodrigo Navia, diretor da Faculdade de Engenharia e Ciências da UFRO.

Como explicou a diretora de Pesquisa da UFRO, Carolina Navarrete Gonzáles, foram incorporadas no edital, além de questões associadas às crises humanas e sociais, temáticas como cultura, arte, patrimônio e educação universitária no século 21. “Entendemos ser importante trabalhar com esses temas de forma conjunta e transdisciplinar. Queremos avançar em colaboração com os pesquisadores paulistas abordando temáticas que são similares, mas necessitam de soluções elaboradas a partir de diferentes visões.”

A chamada está disponível em: fapesp.br/15485.

O evento de lançamento do edital pode ser assistido em: www.youtube.com/watch?v=5mxbdjjZcJs.

Agência Fapesp