Notícia

GAC Group

FAPESP e União Europeia lançam chamada para projetos colaborativos em ciência de materiais e engenharia

Publicado em 20 maio 2021

Por Rita Escolano

Objetivo da nova chamada é aumentar a sinergia, o apoio à cadeia de inovação, a cooperação internacional, a interdisciplinaridade e os benefícios socioambientais

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) anunciou uma nova chamada de propostas com a M-ERA.NET, rede da União Europeia que apoia a coordenação de programas de fomento à pesquisa em ciências e engenharia de materiais.

O consórcio M-ERA.NET é responsável por financiar projetos de pesquisa e desenvolvimento, transnacionais e de alto risco, em temas como micro e nanotecnologias, processos e tecnologias de produção.

Esta é a sétima oportunidade para pesquisa colaborativa lançada por FAPESP e M-ERA.NET desde que assinaram um acordo de cooperação científica em 2015.

O objetivo da nova chamada é aumentar a sinergia, o apoio à cadeia de inovação, a cooperação internacional, a interdisciplinaridade e os benefícios socioambientais.

Serão englobados os seguintes temas: “Modelagem para engenharia e processamento, propriedades e durabilidade de materiais”, “Superfícies, revestimentos e interfaces inovadoras”, “Compósitos de alto desempenho”, “Materiais funcionais”, “Novas estratégias para tecnologias avançadas baseadas em materiais avançados em aplicações de saúde” e “Materiais para impressão 3D”.

Estão aptos a participar da chamada pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa do Estado de São Paulo. As submissões deverão seguir as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular (excepcionalidades estão indicadas no texto da chamada).

A FAPESP apoiará os projetos selecionados com um máximo de R$ 150 mil anuais por proposta. Cada proposta deve ter um pesquisador responsável no Estado de São Paulo e envolver no mínimo três de pelo menos dois países diferentes, também participantes.

Os pesquisadores interessados devem inicialmente submeter uma pré-proposta simultaneamente ao M-ERA.NET (acessando o edital original da chamada) e à FAPESP, por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe). O pesquisador coordenador do consórcio internacional deve estar cadastrado no sistema.

O prazo para pré-propostas vai até 15 de junho. Em caso de aceite, pesquisadores serão convidados a enviar a proposta completa até 17 de novembro.

Para obter mais informações sobre a chamada, acesse: https://FAPESP.br/14904.

A G.A.C. Brasil é uma empresa de origem francesa, com presença em seis países: Alemanha, Brasil, Canadá, França, Romênia e Singapura.

Assessoramos empresas privadas com estudos de viabilidade, oportunidades de desenvolvimento e investimento em PD&I, por meio do nosso serviço de Assessment e as melhores opções de financiamento público e privado.

Entre em contato conosco:

Telefone (11) 4858-9350 e WhatsApp (11) 99221-9019.