Notícia

JC e-mail

FAPESP e UNC Charlotte apoiam pesquisa colaborativa

Publicado em 05 junho 2014

A FAPESP e a University of North Carolina at Charlotte oferecem uma oportunidade para colaboração em pesquisa entre pesquisadores do Estado de São Paulo e da instituição norte-americana. FAPESP e UNC Charlotte assinaram em abril um acordo de cooperação.

A oportunidade integra o SPRINT - São Paulo Researchers in InternationalCollaboration, uma estratégia de organização que consiste no anúncio simultâneo de oportunidades de colaboração internacional com diversos parceiros da FAPESP.

Além de promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, o SPRINT tem por objetivo contribuir para o planejamento mais conveniente das submissões de propostas de mobilidade (seedfunding).

"A colaboração internacional é essencial para o desenvolvimento de pesquisas de alto impacto. Levando em conta as qualificações excepcionais da UNC Charlotte, consideramos essa parceria muito importante e esperamos que possa levar a boas colaborações em pesquisa", disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

"A UNC Charlotte está de portas abertas para colaborações amplas com pesquisadores de São Paulo. Parcerias internacionais são fundamentais para investigar problemas de escopo global, como em questões de energia, biodiversidade e doenças", disse Daniel Janies, professor de Bioinformática e Genômica da UNC Charlotte.

Além da UNC Charlotte, as instituições parceiras da FAPESP que participam da primeira chamada do SPRINT são Baylat/StMBW (Alemanha), Universityof Sydney (Austrália) e Heriot-Watt University (Reino Unido).

A data-limite para submissão das propostas é 28 de julho de 2014. A FAPESP concederá, para as solicitações aprovadas, recursos para viagens (passagens), seguro-saúde e diárias para manutenção de pesquisadores do Estado de São Paulo em missão científica no país parceiro.

A chamada de propostas do SPRINT está publicada em: www.fapesp.br/8620. Pesquisadores da UNC Charlotte têm mais informações em: http://graduateschool.uncc.edu/sprint-program

(Agência FAPESP)