Notícia

DCI online

Fapesp e Texas Tech University assinam acordo

Publicado em 18 agosto 2014

SÃO PAULO - Dirigentes da Fapesp e da Texas Tech University (TTU), nos Estados Unidos, assinaram na semana passada um acordo de cooperação para promover o intercâmbio e o desenvolvimento de projetos de pesquisas, financiados conjuntamente pelas instituições.

O documento foi assinado por Celso Lafer, presidente da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação, Duane Nellis, presidente da TTU, Lawrence Schovanec, reitor da TTU e Tibor Nagy, vice-reitor.

Com validade de cinco anos, o Acordo Fapesp-TTU estabelece o apoio compartilhado a projetos de pesquisa, a organização de encontros científicos e tecnológicos sobre temas de interesse mútuo com o objetivo de identificar áreas específicas de cooperação e atividades de intercâmbio para ajudar na preparação de projetos conjuntos.

"Queremos criar mais oportunidades para pesquisadores de São Paulo trabalharem com seus colegas no exterior. Pesquisadores têm valores comuns e, em certo sentido, formam uma comunidade integrada de stakeholders da cooperação internacional em pesquisa científica", diz Lafer.

Fundada em 1923, a TTU tem mais de 34 mil alunos dos Estados Unidos e de mais de 90 outros países. Em 2013, investiu cerca de US$ 137 milhões em pesquisa científica e tecnológica. Entre os temas centrais de pesquisa definidos pela universidade estão a eletrônica avançada e materiais, cultura e comunicação, saúde comunitária e bem-estar, sociedade sustentável e inovação na educação.

Agências