Notícia

Gestão C&T

Fapesp e Telefônica assinam convênio e lançam chamada

Publicado em 02 maio 2007

No último dia 26, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Telefônica, empresa de telecomunicações, anunciaram um convênio que buscará o incentivo ao desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos na área de Tecnologia da Informação (TI) e telecomunicações.
O convênio garantirá a pesquisadores e acadêmicos ligados à Fapesp o uso dos 3.300 Km de fibras ópticas cedidos pela Telefônica, que se somarão aos 1.050 Km já existentes do convênio entre a Fundação e a KyaTera, de modo que formem uma via de intercâmbio de informações em tempo real entre os laboratórios conectados. Além disso, a empresa de telefonia investirá R$ 390 mil, que serão aplicados em bolsas de estudo para mestrados e doutorados com temas ligados ao convênio.
Por parte da Fapesp, o investimento será da ordem de R$ 12 milhões, em três anos, voltados para o suporte a projetos de pesquisas também no âmbito deste convênio.
A chamada para trabalhos foi lançada no mesmo dia do anúncio da parceria Fapesp-Telefônica. O objetivo é identificar e apoiar propostas que visem a busca por novas oportunidades na América Latina e forneçam referências metodológicas em telecomunicações e internet avançada, tanto no campo acadêmico quanto no produtivo. Os projetos serão avaliados de acordo com a originalidade, ousadia, qualidade, adequação da infra-estrutura oferecida e qualificações do pesquisador e equipe. Os interessados deverão enviar suas propostas, até 26 de junho, em envelope endereçado a "Chamada de Propostas de Pesquisa Fapesp-Telefônica — Fapesp — Rua Pio XI, 1500 — Alto da Lapa - 05468-901 - São Paulo — SP". Para conferir a chamada na íntegra, acesse o link.
Mais informações sobre o convênio, nos sites www.telefonica.net.br e www.fapesp.br.