Notícia

Revista Amazônia

FAPESP e Statoil realizam evento sobre chamada de propostas

Publicado em 01 junho 2017

Agência FAPESP – A FAPESP e a Statoil Brasil Óleo e Gás realizarão, no dia 7 de junho de 2017, um workshop para interessados em participar da chamada de propostas que visa à constituição do Centro de Pesquisa em Engenharia – Gerenciamento de Reservatórios e de Produção de Petróleo e Gás.

O evento será na sede da FAPESP. Participantes poderão tirar dúvidas sobre a submissão de proposta e sobre os temas incluídos na chamada. O evento será em inglês.

Vibeke Haugen, Kjetil Skaugset e Arild Samuelsberg (Statoil), Luis Felipe Feres Pereira (University of Texas, Dallas), Antonio Carlos Bannwart e Osvair Vidal Trevisan (Unicamp), Marcio Augusto Sampaio Pinto (USP) e Lucio Leonel Barbosa (Unifesp) serão os pesquisadores e especialistas que apresentarão os temas da chamada e tirarão dúvidas dos interessados.

As propostas deverão abranger projetos em três linhas de pesquisa: otimização de produção, recuperação avançada de óleo e gerenciamento de água (water handling). Os projetos devem seguir as normas do Programa FAPESP de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).

A proposta selecionada contará com até R$ 5 milhões anuais, divididos entre a FAPESP e a Statoil, para desenvolver pesquisas de nível internacional e de grande impacto econômico, social e ambiental.

Mais informações sobre o workshop: da www.fapesp.br/eventos/statoil e (11) 3838-4362.

Agência FAPESP