Notícia

Brasil Energia

Fapesp e Shell vão selecionar projetos para novo centro de pesquisas em energia

Publicado em 11 maio 2017

No próximo dia 16/5, Fapesp e Shell vão realizar um workshop para selecionar projetos para o Centro de Pesquisa em Novas Energias, que pretende viabilizar novas oportunidades de negócios para as áreas de carregadores de energia e conversão de metano em produtos químicos. As empresas receberão projetos até 9/6.

Para os primeiros cinco anos de atividade está previsto um aporte de recursos da ordem de R$ 16,7 milhões compartilhados por Fapesp e Shell, de acordo com a fundação de pesquisa paulista.

Motor

O RGCI, resultado de financiamento da Fapesp e da Shell, está em busca de montadoras interessadas em desenvolver um projeto de transformação de um carro flex em híbrido/flex. A ideia é adaptar um veículo para utilizar como combustível a gasolina pura (E0); a gasolina brasileira, com 27% de etanol anidro; o etanol hidratado (E100); o gás natural e o biometano.

O projeto “Development of an hybrid penta-fuel flex vehicle” compõea carteira de 29 projetos de pesquisa do RCGI, que desenvolve pesquisas e inovação para o uso de gás natural, biogás e hidrogênio, além de transporte e armazenamento de CO2 em escala global.