Notícia

PetroNotícias

FAPESP e Shell vão apresentar linhas de pesquisa para novo centro tecnológico em São Paulo

Publicado em 11 maio 2017

A Fapesp e a Shell estão unidas no projeto de montagem de um novo centro de pesquisas, focado em novas energias, e vão detalhar as linhas temáticas a serem trabalhadas no futuro empreendimento, durante evento marcado para a próxima terça-feira (16), na sede da instituição paulista.

A chamada para propostas, voltada a pesquisadores de instituições do estado de São Paulo, foi lançada no mês passado e tem inscrições abertas até 9 de junho, com a previsão de divulgar os resultados em 1° de setembro deste ano.

De acordo com a Shell e a Fapesp, alguns dos focos do centro de pesquisa serão projetos como o desenvolvimento de novos carregadores de energia que sejam de baixo custo, abundantes e limpos, assim como novas rotas para converter metano em produtos químicos.

O centro poderá ter financiamento por até 10 anos no âmbito do Programa Centros de Pesquisa em Engenharia da Fapesp, sendo que para os primeiros cinco anos de atividade está previsto um aporte de recursos da ordem de R$ 16,7 milhões, compartilhados pela instituição e a Shell.

O workshop será aberto por José Goldemberg, presidente da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico, André Araujo, presidente da Shell Brasil, e Jane Zhang, Gerente Geral de P&D da Shell no Brasil.