Notícia

Canal Executivo Blog

FAPESP e Shell financiarão Centro de Pesquisa em Engenharia em Novas Energias

Publicado em 16 janeiro 2018

Por canalexecutivoblog

A chamada conjunta da FAPESP e Shell para a instalação de um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) em Novas Energias, com foco no desenvolvimento de investigações em pesquisas sobre Portadores Densos de Energia, Armazenamento Avançado de Energia, Conversão de Metano em Produtos e Ciência Computacional de Materiais, conforme descrito no edital, teve quatro propostas selecionadas.

Na área de Portadores Densos de Energia, foi aprovada a proposta do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que terá Ana Flávia Nogueira como pesquisador responsável.

Para as pesquisas sobre Armazenamento Avançado de Energia, foi aprovada proposta da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, com Rubens Maciel Filho como pesquisador responsável.

Na área de Conversão do Metano em Produtos a proposta aprovada foi a do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN / SDECTSP e o pesquisador responsável será Fábio Coral Fonseca.

Em Ciência Computacional dos Materiais foi aprovado o projeto do Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP). O pesquisador responsável será Juarez Lopes Ferreira da Silva.

A chamada recebeu 12 submissões nos quatro tópicos de pesquisa. Cada proposta recebeu pareceres de assessoria ad hoc e foi analisada por um painel de especialistas.

A documentação resultante foi estudada pelo Comitê Gestor da chamada, que, após discussão preliminar, enviou as críticas e os pedidos de esclarecimento encontrados nos pareceres para manifestação dos proponentes. Examinadas as respostas dos proponentes, o Comitê Gestor realizou as entrevistas previstas antes de anunciar os resultados.