Centro de Inovação Offshore desenvolverá pesquisas com foco em exploração e produção em águas profundas
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Shell planejam lançar um Centro de Inovação Offshore com foco em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para sistemas de exploração e produção de petróleo em águas profundas. A chamada de propostas será divulgada nos próximos meses.
Uma das áreas de pesquisa será voltada ao aprimoramento das instalações e equipamentos usados em FPSOs. Também será estudado o desenvolvimento de sistemas submarinos de processamento e produção de óleo.
Esse será o terceiro centro lançado pela Fapesp em parceria com a Shell no âmbito do programa Centros de Pesquisa em Engenharia (CPE). O primeiro, em 2017, foi o Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI), sediado na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP).
O segundo, em 2018, foi o Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), com unidades na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e no Instituto de Química de São Carlos, da USP.