Sete professores da USP foram selecionados na primeira chamada de propostas de pesquisa no âmbito do acordo de cooperação entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Sabesp.
A chamada teve como objetivo selecionar e apoiar projetos de pesquisa que forneçam resultados consistentes para desafios tecnológicos que atualmente impedem ou dificultam a modernização tecnológica no setor de saneamento.
Foram selecionadas propostas para situações reais de aplicação, com testes e intervenções nas unidades operacionais da Sabesp, plantas piloto e unidades de demonstração em escala real ou próxima da real. Foi outorgado um total de R$ 7.149.382,46, divididos entre a Fapesp e a Sabesp.
Entre os diversos temas considerados relevantes para a chamada estavam: a) Tecnologias de membranas filtrantes nas estações de tratamento de água e de esgoto; b) Alternativas de tratamento, disposição e utilização de lodo de estações de tratamento de água e de estações de tratamento de esgotos; Novas tecnologias para implantação, operação e manutenção de sistemas de distribuição de água e coleta de esgoto; Novas tecnologias para melhorias dos processos de operações unitárias.
As propostas foram apresentadas por pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo. Foram aplicadas regras do Programa Fapesp de Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), com restrições e condições explicitadas na chamada.
As propostas de professores da USP selecionadas são:
Emissões de gases e dinâmica do nitrogênio em lagoas de estabilização e solos irrigados com esgoto tratado: gestão sustentável dos recursos hídricos - Adolpho José Melfi, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).
Uso de microlaboratórios autônomos para monitoramento de fósforo em tempo real - Antonio Carlos Seabra, Escola Politécnica (Poli).
Estimando economias de escala e de escopo no setor de saneamento - Claudio Ribeiro de Lucinda, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP).
Sistema especialista para detecção e diagnóstico de vazamentos em redes urbanas de distribuição de água - Linilson Rodrigues Padovese, Poli.
Modelo de estudo para avaliar o impacto de patógenos entéricos em mananciais de abastecimento público - Maria Helena Matté, Faculdade de Saúde Pública (FSP)
Otimização da concepção e da operação de sistemas de tratamento de esgoto por iodo ativado com aeração prolongada - Roque Passos Piveli, Poli.
Remoção de interferentes endócrinos no tratamento de água para abastecimento público por processos de adsorção e nanofiltração - Sidney Seckler Ferreira Filho, Poli.
Com informações da Agência Fapesp
Mais informações: (11) 3838-4000