Notícia

USP - Universidade de São Paulo

Fapesp e Sabesp selecionam propostas de professores da USP

Publicado em 22 dezembro 2010

Sete professores da USP foram selecionados na primeira chamada de propostas de pesquisa no âmbito do acordo de cooperação entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Sabesp.

A chamada teve como objetivo selecionar e apoiar projetos de pesquisa que forneçam resultados consistentes para desafios tecnológicos que atualmente impedem ou dificultam a modernização tecnológica no setor de saneamento.

Foram selecionadas propostas para situações reais de aplicação, com testes e intervenções nas unidades operacionais da Sabesp, plantas piloto e unidades de demonstração em escala real ou próxima da real. Foi outorgado um total de R$ 7.149.382,46, divididos entre a Fapesp e a Sabesp.

Entre os diversos temas considerados relevantes para a chamada estavam: a) Tecnologias de membranas filtrantes nas estações de tratamento de água e de esgoto; b) Alternativas de tratamento, disposição e utilização de lodo de estações de tratamento de água e de estações de tratamento de esgotos; Novas tecnologias para implantação, operação e manutenção de sistemas de distribuição de água e coleta de esgoto; Novas tecnologias para melhorias dos processos de operações unitárias.

As propostas foram apresentadas por pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo. Foram aplicadas regras do Programa Fapesp de Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), com restrições e condições explicitadas na chamada.

As propostas de professores da USP selecionadas são:

•Emissões de gases e dinâmica do nitrogênio em lagoas de estabilização e solos irrigados com esgoto tratado: gestão sustentável dos recursos hídricos - Adolpho José Melfi, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

•Uso de microlaboratórios autônomos para monitoramento de fósforo em tempo real - Antonio Carlos Seabra, Escola Politécnica (Poli).

•Estimando economias de escala e de escopo no setor de saneamento - Claudio Ribeiro de Lucinda, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP).

•Sistema especialista para detecção e diagnóstico de vazamentos em redes urbanas de distribuição de água - Linilson Rodrigues Padovese, Poli.

•Modelo de estudo para avaliar o impacto de patógenos entéricos em mananciais de abastecimento público - Maria Helena Matté, Faculdade de Saúde Pública (FSP)

•Otimização da concepção e da operação de sistemas de tratamento de esgoto por iodo ativado com aeração prolongada - Roque Passos Piveli, Poli.

•Remoção de interferentes endócrinos no tratamento de água para abastecimento público por processos de adsorção e nanofiltração - Sidney Seckler Ferreira Filho, Poli.

Com informações da Agência Fapesp

Mais informações: (11) 3838-4000