Notícia

ADTP News - Agência de Desenvolvimento Tietê Paraná

FAPESP e SABESP investem R$ 50 milhões em pesquisa sobre saneamento

Publicado em 18 maio 2009

Tecnologias inovadoras para aumento da eficiência nos processos de tratamento e distribuição de água, monitoramento de qualidade da água, diminuição do consumo de eletricidade na operação de sistemas de saneamento, combate à perda de água nas tubulações e estudos econômicos sobre o desenvolvimento do setor de saneamento estão entre os temas de pesquisa científica previstos no Termo de Cooperação que será assinado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp ).

O documento prevê um aporte de até R$ 50 milhões, divididos igualmente entre as duas instituições, para financiar projetos desenvolvidos entre pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa paulistas e da empresa de saneamento. As Chamadas de Propostas serão divulgadas por meio de edital público.

"O acordo sinaliza uma importante estratégia da empresa pública no estado de São Paulo para ampliar e consolidar suas atividades de pesquisa e desenvolvimento”, afirma Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP. “Este é um dos maiores acordos de pesquisa cooperativa estabelecidos pela Fundação e esperamos uma resposta muito participativa da comunidade de pesquisa ao edital que será anunciado”, informa.

Para a Sabesp, a cooperação permitirá melhorias nos seus processos operacionais e melhor atendimento da população. “Investir em pesquisa e inovar são essenciais para o futuro da Sabesp”, diz Gesner Oliveira, presidente da companhia. “Hoje, o mercado está mais competitivo, há padrões de exigência ambiental mais rigorosos, somos regulados por uma agência externa e temos que enfrentar o desafio de universalisar serviços. Precisamos ter capacidade de incorporar novas tecnologias”, afirma.

(Fonte: Governo de São Paulo)