Notícia

Portal Fator Brasil

FAPESP e SABESP investem R$ 50 milhões em pesquisa sobre saneamento (1 notícias)

Publicado em 09 de maio de 2009

Tecnologias inovadoras para aumento da eficiência nos processos de tratamento e distribuição de água, monitoramento de qualidade da água, diminuição do consumo de eletricidade na operação de sistemas de saneamento, combate à perda de água nas tubulações e estudos econômicos sobre o desenvolvimento do setor de saneamento estão entre os temas de pesquisa científica previstos no Termo de Cooperação que será assinado no dia 12 de maio entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp ).

O documento prevê um aporte de até R$ 50 milhões, divididos igualmente entre as duas instituições, para financiar projetos desenvolvidos entre pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa paulistas e da empresa de saneamento. As Chamadas de Propostas serão divulgadas por meio de edital público.

“O acordo sinaliza uma importante estratégia da empresa pública no estado de São Paulo para ampliar e consolidar suas atividades de pesquisa e desenvolvimento”, afirma Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP. “Este é um dos maiores acordos de pesquisa cooperativa estabelecidos pela Fundação e esperamos uma resposta muito participativa da comunidade de pesquisa ao edital que será anunciado”, informa.

Para a Sabesp, a cooperação permitirá melhorias nos seus processos operacionais e melhor atendimento da população. “Investir em pesquisa e inovar são essenciais para o futuro da Sabesp”, diz Gesner Oliveira, presidente da companhia. “Hoje, o mercado está mais competitivo, há padrões de exigência ambiental mais rigorosos, somos regulados por uma agência externa e temos que enfrentar o desafio de universalisar serviços. Precisamos ter capacidade de incorporar novas tecnologias”, afirma.

A articulação com universidades e centros de pesquisa também contribuirá com os planos da empresa de prestação de serviço fora do estado de São Paulo. Atualmente, a Sabesp tem contrato com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) para licenciamento de um software para a automação dos sistemas produtores de água de dois municípios capixabas. A empresa também assinou termos de cooperação técnica com as concessionárias da Paraíba (Cagepa), Rio Grande do Sul (Corsan), Alagoas (Casal) e Santa Catarina (Casan).

Para a coordenação das atividades da cooperação entre FAPESP e Sabesp será formado um comitê gestor, constituído por dois representantes de cada entidade. Entre os critérios que serão utilizados para seleção e análise de propostas de pesquisa está o potencial de implantação de resultados nos mercados interno e externo.

Termo de Cooperação FAPESP-SABESP para apoio à pesquisa sobre novas tecnologias para tratamento e distribuição de água e esgoto, monitoramento de qualidade da água, eficiência energética e economia do saneamento. | Assinatura: 12 de maio, às 15h, na FAPESP – rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa, São Paulo (SP).