Notícia

JC e-mail

Fapesp e Ricyt promovem congresso sobre indicadores de CT&I

Publicado em 17 maio 2007

O VII Congresso Ibero-americano de Indicadores de Ciência e Tecnologia, com tema "Novos indicadores para novas demandas de informação", será realizado em SP, de 23 a 25 de maio

O evento é promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa de SP (Fapesp) e pela Rede Ibero-americana de Indicadores de C&T (Ricyt).

O congresso discutirá, entre outros temas, a produção de indicadores de produção científica que permitam comparar rankings de universidades e instituições de pesquisa na América Latina e avaliar a cooperação entre cientistas de países da região por meio da co-autoria de artigos científicos.

Nas sessões do Congresso, também serão apresentados trabalhos sobre o impacto nacional e internacional da produção científica, a análise da produção científica por meio de dissertações e teses e indicadores de colaboração em ciência, tecnologia e inovação no país e na América Latina.

O debate sobre a formulação e a produção de indicadores é fundamental para subsidiar políticas públicas e políticas próprias de gestão e de investimento de empresas privadas.

Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fará palestra de encerramento sobre Desenvolvimento Tecnológico e Econômico-Social, na sexta-feira, dia 25, às 17h.

Entre os participantes estão especialistas brasileiros do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea/Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), Unicamp, Unesp e do CNPq, entre outras instituições. Também apresentam trabalhos pesquisadores de universidades e centros de pesquisa da França, Espanha, Portugal e de países da América Latina.

Indicadores Fapesp

Desde 1998, a Fapesp publica a cada três anos o livro Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em SP.

A publicação aborda três tipos principais de indicadores de CT&I: os de insumo (dispêndios públicos e privados em pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos e panorama do ensino superior); de produto (produção científica e tecnológica, comércio de produtos de alta tecnologia e empresas inovadoras); e indicadores de impacto (socioeconômicos e culturais da C&T nos setores da saúde, tecnologia da informação e percepção pública da ciência).

As edições integrais de 2001 e de 2004 estão publicadas no site da Fundação (http://www.fapesp.br).

VII Congresso Ibero-americano de Indicadores de Ciência e Tecnologia

Local: Hotel Blue Tree Convention Ibirapuera, São Paulo, av. Ibirapuera, 2927, São Paulo. Período: 23 a 25 de maio de 2007

(Assessoria comunicação da Fapesp)