Notícia

Convergência Digital

FAPESP e Ricyt promovem congresso sobre indicadores de CT&I

Publicado em 17 maio 2007

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Rede Ibero-americana de Indicadores de Ciência e Tecnologia (Ricyt) realizam, de 23 a 25 de maio, em São Paulo, o VII Congresso Ibero-americano de Indicadores de Ciência e Tecnologia, com tema central "Novos indicadores para novas demandas de informação".

Entre os temas apresentados está a produção de indicadores para medição da atividade inovativa de empresas e da transferência de conhecimento das universidades ao setor produtivo. O objetivo central é estabelecer uma metodologia eficiente e internacionalmente padronizada para comparação entre países. Esses indicadores poderão contribuir para a inserção da economia brasileira no mercado internacional e, conseqüentemente, para o desenvolvimento da capacidade de inovação do país.

O debate sobre a formulação e a produção de indicadores é fundamental para subsidiar políticas públicas e políticas próprias de gestão e de investimento de empresas privadas. Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fará palestra sobre Desenvolvimento Tecnológico e Econômico-social na sessão de encerramento, em 25/5, sexta-feira, às 17 horas.

Nas sessões do Congresso também serão apresentados trabalhos sobre o papel das empresas latino-americanas como agentes do sistema de ciência, tecnologia e inovação e sobre a medição das capacidades científica, tecnológica e de inovação para o desenvolvimento social e econômico.

Entre os participantes estão especialistas brasileiros do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea/Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Neto (Unesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre outras instituições. Também apresentam trabalhos pesquisadores de universidades e centros de pesquisa da França, Espanha, Portugal e de países da América Latina.

Desde 1998, a FAPESP publica a cada três anos o livro Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo. A publicação aborda três tipos principais de indicadores de CT&I: os de insumo (dispêndios públicos e privados em pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos e panorama do ensino superior); de produto (produção científica e tecnológica, comércio de produtos de alta tecnologia e empresas inovadoras); e indicadores de impacto (socioeconômicos e culturais da C&T nos setores da saúde, tecnologia da informação e percepção pública da ciência). As edições integrais de 2001 e de 2004 estão publicadas no site da Fundação (www.fapesp.br).

Serviço:

VII Congresso Ibero-americano de Indicadores de Ciência e Tecnologia

Local: Hotel Blue Tree Convention Ibirapuera, São Paulo, av. Ibirapuera, 2927, São Paulo.

Período: 23 a 25 de maio de 2007