Notícia

Ipesi

Fapesp e PSA Peugeot Citroën apoiam desenvolvimento de motores para biocombustíveis

Publicado em 06 novembro 2014

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a PSA Peugeot Citroën do Brasil anunciaram o lançamento do Centro de Pesquisa em Engenharia "Professor Urbano Ernesto Stumpf", para desenvolvimento de motores de combustão interna, adaptados ou desenvolvidos especificamente para biocombustíveis e de estudos sobre a sustentabilidade dos biocombustíveis.

Entre os temas investigados estão novas configurações de motores a biocombustíveis, redução de consumo, emissão de gases e seus impactos, e a viabilidade econômica e ambiental dos biocombustíveis.

Na ocasião, foi assinado um Termo de Convênio entre a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), instituições às quais estão vinculados os pesquisadores que irão atuar nas linhas de pesquisa científica e tecnológica do Centro.

A proposta do Centro de Pesquisa em Engenharia foi selecionada a partir de uma Chamada de Propostas lançada no âmbito do Acordo de Cooperação em Pesquisa, assinado em 2012 entre a Fapesp e a PSA Peugeot Citroën.

O Centro irá funcionar na Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, sob a coordenação do pesquisador responsável pelo projeto, Waldyr Gallo, professor-doutor do Departamento de Engenharia Mecânica da Unicamp, e será também coordenado por Franck Turkovics, Responsável de Inovação de Powertrain do Grupo PSA Peugeot Citroën.

"Para o Grupo PSA, a parceria com a Fapesp é fundamental para o constante desenvolvimento e aprimoramento de novas tecnologias. Poder trabalhar com importantes instituições de ensino também enriquecem e valorizam ainda mais o know-how da PSA Peugeot Citroën. Dentro do Grupo, nossa engenharia é uma referência mundial em biocombustíveis e materiais verdes. Parcerias como esta nos permitem continuar evoluindo neste tema", diz Franck Turkovics.

O desenvolvimento das pesquisas do Centro será acompanhado por um comitê internacional formado por pesquisadores do Institut des Sciences e Technologies (Paris Tech), Instituto Politécnico de Turim, e das Universidades de Cambridge, do Reino Unido, Técnica de Darmstadt, da Alemanha, e da University College London, do Reino Unido.