Notícia

Usinagem Brasil

Fapesp e Peugeot Citroën abrem Centro de Pesquisa

Publicado em 10 novembro 2014

(09/11/2014) - A Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e a PSA Peugeot Citroën do Brasil fizeram o lançamento do Centro de Pesquisa em Engenharia na semana passada. O centro desenvolverá motores de combustão interna, adaptados ou desenvolvidos especificamente para biocombustíveis e estudos sobre a sustentabilidade dos biocombustíveis.

 

Entre os temas investigados estão novas configurações de motores a biocombustíveis, redução de consumo, emissão de gases e seus impactos, e a viabilidade econômica e ambiental dos biocombustíveis.

 

O centro será conveniado com a USP, Unicamp, ITA e Instituto Mauá de Tecnologia. No âmbito internacional, as pesquisas serão acompanhadas por um comitê de pesquisadores do Institut des Sciences e Technologies (Paris Tech), Instituto Politécnico de Turim e da Universidade de Cambridge, do Reino Unido, Universidade Técnica de Darmstadt, da Alemanha, e da University College London, do Reino Unido.

 

O Centro irá funcionar na Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, sob a coordenação do pesquisador responsável pelo projeto, Waldyr Gallo, e será também coordenado por Franck Turkovics, responsável de Inovação de Powertrain do Grupo PSA Peugeot Citroën. A proposta do Centro de Pesquisa em Engenharia foi selecionada a partir de uma Chamada de Propostas lançada no âmbito do Acordo de Cooperação em Pesquisa, assinado em 2012 entre a Fapesp e a PSA Peugeot Citroën.