Notícia

Gestão C&T

Fapesp e o Centro Nacional de Pesquisa Científica da França lançam chamada de projetos de intercâmbio

Publicado em 22 outubro 2007

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, sigla em francês) estão realizando um processo de seleção pública de projetos de intercâmbio de pesquisadores entre o Brasil e a França. Interessados em participar podem enviar propostas até o dia 26 de novembro.

Pela fundação paulista, poderão se inscrever pesquisadores responsáveis por projetos nas modalidades Auxílio a Pesquisa e Projetos Temáticos ou desenvolvidos no âmbito dos programas Apoio a Jovens Pesquisadores e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid). Pelo lado francês, poderão participar pesquisadores que trabalham em instituições de pesquisa daquele país e que possam receber apoio do CNRS. As propostas devem ser apresentadas pelo pesquisador do Estado de São Paulo à Fapesp e pelo seu colega da França ao CNRS simultaneamente. Cada um dos partícipes efetuará a seleção das propostas segundo seus sistemas e métodos de análise. Somente as propostas aprovadas por ambos serão financiadas.

A Fapesp e o CNRS apoiarão os projetos com recursos de até € 8 mil anuais, pelo prazo de até 36 meses. A fundação disponibilizará recursos para passagens de pesquisadores do Estado de São Paulo para irem à França e diárias para manutenção de pesquisadores franceses na capital paulista. O CNRS apoiará com passagens de pesquisadores da França para virem a São Paulo e diárias e seguros para manutenção de pesquisadores brasileiros na França.

Os projetos podem ser desenvolvidos nas áreas de astrofísica e astronomia, biologia molecular e genômica, geociências, informática, materiais e nanotecnologia, química, engenharias, fontes renováveis de energia, agrotecnologia, matemática pura e aplicada, física, fotônica, óptica, ciências humanas e sociais, entre outras, desde que haja colaborações em atividades de P&D entre pesquisadores no Estado de São Paulo e pesquisadores na França.