Notícia

Planeta Universitário

FAPESP e NSF oferecem nova oportunidade

Publicado em 23 junho 2016

A FAPESP anuncia uma nova oportunidade para que pesquisadores associados a instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo possam colaborar com colegas nos Estados Unidos para participar da chamada de propostas Partnership for International Research and Education (PIRE) da National Science Foundation (NSF). O PIRE apoia atividades internacionais em todas as áreas do conhecimento. O programa catalisa um engajamento internacional de alto nível na comunidade científica (ciências e engenharia) dos Estados Unidos.

O objetivo principal do PIRE é financiar projetos de alta qualidade em pesquisa e educação, nos quais a colaboração internacional permita avanços que não seriam atingíveis a cada uma das partes isoladamente.

A FAPESP valoriza a participação de estudantes em projetos de pesquisa e o PIRE representa uma excelente oportunidade para reunir pesquisadores e estudantes de destaque em todas as áreas do conhecimento.

As propostas submetidas à FAPESP e à NSF não precisam ser idênticas, mas devem demonstrar claramente suas conexões e a geração de benefícios mútuos. As condições para submissão de propostas estão especificadas nas chamadas anunciadas pela FAPESP e pela NSF. Propostas submetidas à FAPESP serão processadas como Auxílios à Pesquisa – Projetos Temáticos ou Auxílios à Pesquisa Jovem Pesquisador.

Pesquisadores no Estado de São Paulo interessados em participar da oportunidade devem enviar pré-propostas até agosto de 2016.

A chamada de propostas está publicada em: fapesp.br/en/10305.

 

 

Agência FAPESP