Notícia

Gestão C&T

Fapesp e NSF lançam edital com foco em química sustentável

Publicado em 12 setembro 2011

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Divisão de Química da National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, lançaram edital para a seleção de projetos com foco em química sustentável. A submissão das propostas pode ser feita até 4 de novembro.

     Os projetos deverão contar com a participação de dois pesquisadores principais, um de instituição de ensino superior ou pesquisa no Estado de São Paulo e outro nos Estados Unidos. A chamada está aberta para todas as áreas de química fundamental, com ênfase em química sustentável, incluindo temas como nanoquímica, química ambiental, química dos processos, entre outras.

     O objetivo é estimular cooperações na área entre cientistas das duas regiões. Pelo lado brasileiro podem participar pesquisadores de São Paulo que estejam à frente de projetos em curso em uma das modalidades: Auxílio à Pesquisa – Regular; Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático (pesquisador responsável ou principal); Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes; ou Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (responsável ou principal).


     (Com informações da Fapesp)