Notícia

Agência Gestão CT&I

Fapesp e NSF lançam chamada para pesquisas em biodiversidade

Publicado em 02 dezembro 2016

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, lançaram uma chamada pública para selecionar propostas de pesquisa em biodiversidade. Os projetos de cooperação científica entre as duas entidades devem integrar três dimensões: genética, filogenética e funcional. O objetivo é compreender as interações entre essas áreas e seus resultados.

O edital envolve uma etapa de análise de pré-propostas que devem ser enviadas para a Fapesp até 2 de dezembro. Os pesquisadores responsáveis pelas pré-propostas enquadradas serão convidados para a submissão de projetos completos, que devem ser enviados à Fapesp até 21 de fevereiro de 2017.

As propostas podem ser enviadas por pesquisadores associados a instituições de ensino superior e de pesquisa no estado de São Paulo. Serão apoiadas propostas nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático e Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes. A duração do projeto de pesquisa deve ser de cinco anos, com possibilidade de se prolongar por mais 12 meses, em condições excepcionais.

A seleção de propostas para 2017 está baseada em uma chamada mais ampla, publicada anualmente pelo programa Dimensions of Biodiversity, voltada à participação de cientistas de instituições nos Estados Unidos em oportunidades financiadas pela NSF ou lançada em parceria com outras agências de fomento, como a Fapesp.

Para mais informações acesse o edital completo, em inglês, neste link. As chamadas de propostas anteriores lançadas com seus respectivos resultados estão aqui.

(Agência Gestão CT&I/ABIPTI, com informações da Fapesp)