Notícia

Jornal Brasil

Fapesp e montadora de veículos francesa apoiam criação de centro de pesquisa

Publicado em 18 janeiro 2013

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) apoiará com R$ 1,6 milhão a criação de um centro de pesquisa em engenharia. O empreendimento contará com o apoio da Peugeot Citroën. Interessados têm até 29 de março para enviar propostas.

O centro terá como missão o desenvolvimento de motores de combustão interna, adaptados ou desenvolvidos especificamente para biocombustíveis, com o objetivo de produzir exemplares menos poluentes sem o encarecimento do preço.

Para participar do processo seletivo, o proponente responsável do projeto deverá, entre outras coisas, ter título de doutor, vínculo formalizado com instituição de pesquisa em São Paulo, além de expressiva produção científica ou tecnológica e liderança demonstrada em projetos de pesquisa de grande porte.

O centro será baseado no modelo dos centros de pesquisa, inovação e difusão (CEPIDs) da Fapesp e terá sede em uma ou mais instituições de pesquisa do Estado.

O prazo máximo para apoio aos centros é de 10 anos. A divulgação das propostas selecionadas ocorrerá em 31 de julho deste ano.

Fonte: Fapesp