Notícia

Agência C&T (MCTI)

Fapesp e Microsoft investem em pesquisa

Publicado em 12 novembro 2007

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Microsoft Research anunciam no próximo dia 13, o resultado da seleção de projetos de pesquisa acadêmica que serão financiados pelo Instituto Microsoft Research-Fapesp de Pesquisas em TI, lançado em abril de 2007.

Os projetos aprovados irão investigar tecnologias para responder a desafios das comunidades rurais e urbanas no Brasil. As cinco propostas selecionadas receberão investimento de aproximadamente 1 milhão de reais ao longo do primeiro ano de atividade e foram apresentadas por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de São Paulo (USP).

As pesquisas propõem abordagens criativas e multidisciplinares para o avanço da ciência da computação, saúde, ciências agrárias, engenharia computacional e lingüística. Todos têm em comum potencial de impacto social e possibilidade de avanços nas áreas de pesquisa envolvidas.

O investimento nos projetos aprovados deverá atingir 1,6 milhão de reais em cinco anos, divididos igualmente entre as instituições.