Notícia

Rede Clipex

FAPESP e Microsoft apoiarão pesquisas relacionadas à Inteligência Artificial

Publicado em 19 setembro 2017

Agência FAPESP – A FAPESP e a Microsoft Brasil lançaram edital para seleção e apoio a projetos de pesquisa sobre visão computacional aliada à Inteligência Artificial. Serão selecionadas propostas de desenvolvimento de ferramentas com aplicação em mobilidade urbana, segurança pública e industrial e de infraestrutura. O valor compartilhado pelas duas partes para apoio por até quatro anos a projetos selecionados, desenvolvidos em cooperação, pode chegar a R$ 4,5 milhões. O prazo de submissão de projetos encerra em 11 de dezembro.

Os temas de interesse são:

Teoria de visão computacional

Reconhecimento de ação a partir de vídeo RGB

Rastreamento de objetos

Análise de multidão

Detecção, reconhecimento e segmentação de objetos

Detecção, reconhecimento e reidentificação humana

Análise de vídeo

Métodos computacionais eficientes e em tempo real.

O financiamento aos projetos selecionados será feito de acordo com as normas do Programa FAPESP Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), voltado para o desenvolvimento de produtos e processos de alta tecnologia em parceria com empresas.

As propostas devem ser apresentadas por pesquisadores ligados a instituições de pesquisa e ensino superior públicas ou privadas no Estado de São Paulo até 11 de dezembro de 2017. Os resultados serão divulgados em 11 de maio de 2018. É esperado que os pesquisadores responsáveis pelos projetos selecionados colaborem com pesquisadores da Microsoft, inclusive visitando o laboratório de pesquisa da Microsoft no Brasil.

Agência Fapesp