Notícia

Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa

FAPESP e Koppert lançam Centro de Pesquisa Avançada em Controle Biológico

Publicado em 14 fevereiro 2020

Por Elton Alisson, da Agência FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP e a Koppert Biological Systems – empresa de soluções para a agricultura, no Brasil desde 2011 –, lançaram na última terça-feira (11/02), na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), em Piracicaba, o São Paulo Advanced Research Center for Biological Control (SPARCBio).

Com investimento de R$ 40 milhões, o objetivo do centro de pesquisa será desenvolver um novo modelo de manejo integrado de pragas e de doenças que afetam a agricultura tropical, de modo a tornar o setor mais moderno e sustentável.

Os investimentos da FAPESP serão feitos por meio do programa Centros de Pesquisa em Engenharia (CPE).

“Será o 13º centro criado pela FAPESP por intermédio desse programa, cujo objetivo é alavancar recursos para o desenvolvimento de pesquisas junto ao setor privado”, disse Ronaldo Aloise Pilli, vice-presidente da FAPESP, durante o evento.

A Koppert aportará um volume de recursos equivalente ao que será desembolsado pela FAPESP. Outra parcela virá da Esalq-USP, como contrapartida econômica, na forma de salários de pesquisadores e de pessoal de apoio, infraestrutura e instalações.

“Teremos a responsabilidade de desenvolver produtos, processos e conhecimentos voltados ao avanço do manejo integrado de pragas e doenças e ao modelo agrícola brasileiro, que poderá ser replicado nas mesmas culturas agrícolas cultivadas em países também localizados em zonas tropicais”, afirmou Danilo Pedrazzoli, diretor industrial da Koppert no Brasil.

O CPE terá a participação de, aproximadamente, 50 pesquisadores, de diversas universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior, além de estudantes de graduação e de pós-graduação.

A equipe desenvolverá projetos inter e multidisciplinares em cinco linhas de pesquisa. Uma delas é voltada à prospecção de novos agentes de controle biológico, englobando tanto macro (insetos e ácaros, por exemplo) quanto microrganismos (vírus, bactérias e fungos).

“Um dos objetivos das pesquisas que serão desenvolvidas no centro é aumentar o portfólio de produtos biológicos no Brasil, que ainda é pequeno”, disse à Agência FAPESP José Roberto Postali Parra, professor da Esalq-USP e coordenador do SPARCBio.

De acordo com Parra, enquanto na Europa já foram descobertos aproximadamente 400 agentes biológicos de controle, no Brasil, onde se desenvolveu ao longo das últimas décadas o maior programa de controle biológico no mundo, são utilizados cerca de oito macrorganismos e 25 microrganismos com essa finalidade.

Para aumentar esse número, os pesquisadores pretendem ampliar estudos da biodiversidade brasileira e usar automação para a criação em larga escala de macrorganismos (processo que requer mão de obra intensiva), além de desenvolver novas formulações para aplicações de microrganismos.

“Da mesma forma que o Brasil desenvolveu ao longo dos últimos 40 anos um modelo de agricultura para regiões tropicais e se tornou líder nessa seara, precisamos, agora, desenvolver um modelo de controle biológico para regiões tropicais”, afirmou Parra.

Mudança de cultura

De acordo com pesquisadores presentes no evento, o Brasil possui o maior programa de controle biológico do mundo – executado atualmente em 10 milhões de hectares de lavouras, principalmente de cana-de-açúcar – e é o local em que a técnica mais cresce no mundo, a taxas de 20% ao ano.

Uma vespa que parasita ovos, a Trichogramma galloi, por exemplo, estudada por Parra desde 1984, tem sido aplicada desde o ano 2000 para combater uma das principais pragas da cultura: a broca-da-cana.

“Só neste ano, o inseto será aplicado em 2 milhões de hectares de cana-de-açúcar, sendo 91% deles liberados com drones”, disse Parra.

Há, porém, muitos desafios para ampliar o uso do controle biológico no país, ponderaram. Entre esses desafios estão promover a mudança da cultura de utilização de agroquímicos por parte dos agricultores brasileiros e tratar grandes extensões de lavouras com controle biológico.

“Nos Países Baixos, onde a Koppert foi fundada, o controle biológico é feito em estufa. É muito diferente fazer controle biológico em grandes lavouras de cana-de-açúcar, milho, soja e café, por exemplo, como ocorre no Brasil. Entendemos que só estamos no começo do trabalho”, disse Paul Koppert, CEO da empresa, durante o evento.

As pesquisas do novo centro serão relacionadas, principalmente, ao manejo integrado de pragas nas culturas de soja, cana-de-açúcar, milho, algodão, café, citros e hortaliças.

Confira vídeo sobre o centro de pesquisa SPARCBIO:

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Valor Econômico online G1 G1 Valor Econômico O Estado de S. Paulo Estadão.com O Dia (SP) Blog Carlos Santos AlcidesFaria Conexão Boas Notícias Globo Rural online Ciclo Vivo Central das Notícias Notícias Agrícolas Central das Notícias Empresas & Negócios Rádio Coopnews Empresas & Negócios Revista Cultivar Máquinas online Tribuna de Ituverava online Rádio Aratiba Am Portal G1 News Expresso MT A Semana (Curitibanos, SC) online Silvani Notícias (G1 Notícias) MilkPoint Agronovas A Tribuna Piracicabana Redação Agro Jornal de Piracicaba Gazeta de Piracicaba BeefPoint Agrosoft Mix Vale Brasil CT&I Jornal da USP online AgronomistSite O Estado de Mato Grosso Online IE - Instituto de Engenharia Jornal da Ciência online Organics News Brasil Dinheiro Rural online Portal da Enfermagem Portal do Governo do Estado de São Paulo A Granja A Voz do Triângulo Gazeta de Piracicaba online SBNotícias KLFF online Revista Pecuária Brasil Jornal de Piracicaba GestAgro 360º Agrolink Datagro Protec - Pró-Inovação Tecnológica Jornal de Piracicaba Globo Rural AgroRevenda GestAgro 360º Gazeta de Piracicaba Portal CanaMix Portal do Agro A Tribuna Piracicabana Agrolink Portal Piracicaba Hoje FolhaMT Revista Cultivar Máquinas online Agronews Compre Rural GestAgro 360º Portal do Agronegócio Central das Notícias Portal Piracicaba Hoje JC Notícias (São Paulo, SP) AgroRevenda Esalq - USP Agronerd Jornal Fatos & Notícias Central das Notícias Brasilagro Jornal Preliminar Central das Notícias Espaço Ecológico no Ar Brasil Soberano e Livre Revista Cultivar Grandes Culturas Esalq - USP Rádio Web Coopnews UDOP - União dos Produtores de Bioenergia Jornal Fatos & Notícias Paraná Imprensa