Notícia

ABC do ABC

FAPESP e Keele University: chamada para pesquisas em Doenças Tropicais

Publicado em 12 agosto 2013

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Keele University, do Reino Unido, lançaram uma chamada conjunta para pesquisas em Doenças Tropicais e receberão, até o dia 2 de setembro, propostas de jovens pesquisadores brasileiros que queiram desenvolver pesquisas no âmbito do acordo de cooperação firmado no início de 2013 entre as duas instituições.

Localizada na cidade de Staffordshire, na Inglaterra, a Keele University escolherá um pesquisador sênior do Reino Unido com experiência reconhecida em Biologia de Vetores. Um pesquisador clínico do Brasil em Doenças Tropicais com interesse em doenças transmitidas por insetos será selecionado pela Fundação. O objetivo da chamada é complementar os interesses de pesquisa do Centro de Entomologia Aplicada e Parasitologia (CAEP, na sigla em inglês) da universidade inglesa.

Os projetos de pesquisa selecionados devem ser complementares e cada pesquisador deverá passar de quatro a seis meses por ano na instituição parceira, nos dois países. Eles também devem trabalhar em conjunto na produção de publicações e em pedidos de subvenção.

Podem participar da chamada pesquisadores com projetos atualmente em análise, que tenham sido selecionados a partir de novembro de 2012, além de novos candidatos ao Programa Jovens Pesquisadores, da FAPESP, voltado a criar oportunidades de trabalho para jovens pesquisadores de grande potencial, em centros emergentes instalados em instituições de pesquisa no estado de São Paulo.

O Programa Jovens Pesquisadores prevê um auxílio à pesquisa de quatro anos, não prorrogáveis, além de uma bolsa, que só poderá ser concedida se o candidato escolhido ainda não tiver vínculo empregatício com a instituição na qual será desenvolvida a pesquisa no estado de São Paulo.

As missões de pesquisa estabelecidas no âmbito do acordo entre FAPESP e Keele University devem necessariamente ser conduzidas durante os primeiros 36 meses da efetivação da proposta.

A chamada de propostas está disponível no site da Fapesp.