Notícia

Agência Gestão CT&I

Fapesp e Intel recebem propostas de pesquisas

Publicado em 25 novembro 2013

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Intel, por meio de seu University Research Office (URO), anunciaram a primeira chamada pública de propostas de pesquisas no âmbito do acordo de cooperação mantido pelas instituições.As propostas devem ser submetidas até 21 de fevereiro de 2014.

Pesquisadores vinculados a instituições públicas ou privadas de ensino superior e de pesquisa no estado de São Paulo são convidados a apresentar propostas sobre segurança para dispositivos de baixo peso do tipo Internet of Things (IoT). As propostas também devem atender à regulamentação do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (Pite), descritas em www.fapesp.br/pite, exceto para restrições e condições da chamada Fapesp-Intel.

As instituições contemplarão propostas com até dois anos de duração, com renovação anual mediante progresso e aderência ao escopo de pesquisa considerados satisfatórios. O total de recursos disponíveis para os projetos selecionados é de até US$ 200 mil.

Internet of Things (IoT)

O uso desses dispositivos deve aumentar significativamente nos próximos anos, juntamente com os desafios de pesquisa provenientes de limitações de recursos de hardware, energia, redução de custos, banda larga e exposições a intervenções físicas.

Há interesse particular no desenvolvimento de técnicas e tecnologias que possam dar origem a dispositivos IoT de baixo peso e mais seguros contra ataques por canais laterais do que os disponíveis atualmente.

Espera-se que as propostas enderecem um ou mais dos seguintes vetores de pesquisa: criptografia, comunicação de dados e softwares. Adicionalmente, serão bem recebidas as propostas que sugiram tópicos fora desses três vetores, mas que atendam às metas e aos objetivos estipulados.

O edital está disponível neste link.

(Agência Gestão CT&I com informações da Fapesp)